sábado, 12 de outubro de 2013

Provérbios 27





















http://earnestlycontending.com/LUJesus/wallpaper/proverbs/spanish/

...........................................................................................



.


Provérbios 27:6



Provérbios 27

1 - Não te glories do dia de amanhã; porque não sabes o que produzirá o dia.1 - Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.
2 - Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estranho, e não os teus lábios.2 - Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros.
3 - Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas.3 - As pedras e a areia são pesadas, mas os problemas causados pelo mau gênio dos tolos pesam mais ainda.
4 - Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja?4 - O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda.
5 - Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.5 - É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza.
6 - Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos.6 - O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!
7 - O que está farto despreza o favo de mel; mas para o faminto todo amargo é doce.7 - Quem está com o estômago cheio rejeita até o mel; mas, para quem está com fome, até a comida amarga é doce.
8 - Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lugar.8 - Uma pessoa longe de casa é como um pássaro longe do ninho.
9 - O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.9 - Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.
10 - Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.10 - Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto do que um irmão longe.
11 - Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu tenha o que responder àquele que me vituperar.11 - Seja sábio, meu filho; então eu serei feliz e saberei dar uma boa resposta a quem me criticar.
12 - O prudente vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena.12 - O homem sensato vê o perigo e se esconde, mas o insensato vai em frente e acaba mal.
13 - Tira a roupa àquele que fica por fiador do estranho, e toma penhor daquele que se obriga por uma estrangeira.13 - Quem aceita ser fiador de um estranho deve dar a sua roupa como garantia de pagamento.
14 - O que bendiz ao seu amigo em alta voz, levantando-se de madrugada, isso lhe será contado como maldição.14 - Quando alguém acorda um amigo de manhã bem cedo com um grito de “bom dia! ”, o seu cumprimento soa como uma maldição.
15 - A goteira contínua num dia chuvoso e a mulher rixosa são semelhantes;15 - A esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não pára de cair.
16 - retê-la é reter o vento, ou segurar o óleo com a destra.16 - O que é que você pode fazer para que ela fique calada? Você já procurou fazer o vento parar ou tentou pegar óleo com a mão?
17 - Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo.17 - As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro.
18 - O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado.18 - Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado.
19 - Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.19 - Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.
20 - O Seol e o Abadom nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.20 - Os desejos das pessoas são como o mundo dos mortos: sempre há lugar para mais um.
21 - O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, e o homem é provado pelos louvores que recebe.21 - Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posto à prova.
22 - Ainda que pisasses o insensato no gral entre grãos pilados, contudo não se apartaria dele a sua estultícia.22 - Mesmo que você batesse num tolo até quase matá-lo, ainda assim ele continuaria tão tolo como antes.
23 - Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos;23 - Cuide das suas ovelhas e do seu gado o melhor que puder
24 - porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração?24 - porque tanto as riquezas como os governos não duram para sempre.
25 - Quando o feno é removido, e aparece a erva verde, e recolhem-se as ervas dos montes,25 - Primeiro você corta o feno; depois corta o capim dos montes enquanto espera que o feno cresça de novo.
26 - os cordeiros te proverão de vestes, e os bodes, do preço do campo.26 - Aí você pode fazer roupas com a lã das suas ovelhas e comprar mais terras com o dinheiro que ganhou com a venda de alguns cabritos.
27 - E haverá bastante leite de cabras para o teu sustento, para o sustento da tua casa e das tuas criadas.27 - E as cabras darão leite com fartura para você, e para a sua família, e também para as suas empregadas.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário