sábado, 12 de outubro de 2013

Provérbios 1






Provérbios 1


1 - Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.1 - Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
2 - Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos.2 - Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência;
3 - Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos.3 - para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
4 - Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.4 - para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso;
5 - Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,5 - para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos;
6 - fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.6 - para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.
7 - Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.7 - O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
8 - Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz.8 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.
9 - Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.9 - Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço.
10 - Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe.10 - Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas.
11 - Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!11 - Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes,
12 - Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas.12 - traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova;
13 - Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas.13 - acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos;
14 - Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos! ”14 - lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.
15 - Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.15 - Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas.
16 - Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.16 - Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue.
17 - Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando.17 - Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave.
18 - No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.18 - E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam.
19 - O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.19 - Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.
20 - Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.20 - A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz.
21 - Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:21 - Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras:
22 - —Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?22 - Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
23 - Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.23 - Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
24 - Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção.24 - Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção;
25 - Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.25 - antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 - Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês.26 - também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor,
27 - Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições.27 - vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia.
28 - Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão.28 - Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.
29 - Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR.29 - Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 - Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi.30 - não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 - Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram.31 - Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
32 - Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.32 - Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
33 - Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.33 - Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.
 Linguagem de Hoje                                    e João Ferreiro de Almeida -...
 




photo





















Nenhum comentário:

Postar um comentário