sábado, 10 de novembro de 2012

Oito Coisas Que Débora Tinha



............................................
http://www.chamada.com.br/mensagens/debora.html
biblia  débora

(Jz 4.6-7).(Jz 4.4; Jz 5.7),

Numa época em que Israel andava aos tropeços e cada homem fazia aquilo que parecia certo aos seus próprios olhos (veja Jz 17.6; Jz 21.25), Deus escolheu uma mulher de grande fé que estava disposta a segui-lO em obediência.

As Escrituras dizem que Débora era uma profetisa, significando que Deus lhe falava e ela transmitia Sua Palavra ao povo. Ela era uma juíza, portanto, julgava as pessoas que vinham até ela para resolver suas contendas. Naturalmente, ela também era esposa e mãe.






..




Oito Coisas Que Débora Tinha Jz 4:4,5. Introdução;
pastorisraelgoncalves.blogspot.com

Jz 4:4,5 Introdução;
Após a morte de Moisés,Deus levantou Josué,que foi formado como líder convivendo com seu grande líder Moisés,após a morte de Josué Não há mais um sucessor,então começa um período triste e de grande decadência na nação de Israel,a Bíblia diz; Que eles faziam o que bem lhe pareciam..Deus por sua vez entrega o seu povo a um povo inimigo,para que o mesmo venha ter dependencia de Deus. Deus levanta os Filisteus,Amonitas,Midianitas e tantos outros. este período corresponde a 410 anos da história de Israel.
Mais em cada época Deus levanta um Juíz;,foram ao total 12 Juízes,dentre eles; Otiniel,Samuel,Gideão,Sansão,Jael,Baraque,Jefté,Eudes,Tola,Jair,etc..Mais Deus também escolheu Débora!!..

1-Ela Tinha Um Nome. Abelha. Jz 4:4

  Este nome é Hebraico que quer dizer; Abelha.( Tem Mel,mais tem ferão) um líder tem que ter as duas coisas, mel (momentos de dores dos outros) momento do ferão (pra impor limites e regras).

2-Ela Tinha Uma Vocação. Profetiza. Jz 4:4

Observe que o texto está em ordem,antes do marido dela(casamento) veio sua vocação (muitos estão querendo primeiro uma família,um casamento,um namoro para depois fazer algo para Deus..O tempo é hoje.

3-Ela Tinha Um Marido. Submissão Jz 4:4

Veja que seu ministério está associado ao seu marido,um casal descrito nominalmente,Débora não é maior que seu marido nem é insubmissa a ele,ela apenas recebeu algo do Senhor e ele entende e apoia.

4- Ela tinha uma Missão. Julgar. Jz 4:4

A missão de Julgar é um desafio que Deus conferiu só aos seus ungidos,Julgar o que é bom e o que é mal,o que é certo e o que é errado.

5-Ela Tinha Um Lugar para exercer o seu ministério.Obediencia. Jz 4:5

Ela não estava em suntuosos templos,nem em lindas catedrais,mais debaixo de uma plameira,um lugar humilde,para dar uma palavra a gente sofrida,nunca tenha inveja do lugar onde Deus está usando o teu irmão,para cada um Deus tem uma palmeira.


6-Ela foi colocada em um lugar de destaque.Exaltação Jz 4:5

Entre Ramá e Betel No Cume de um monte da Região montanhosaDeus colocou esta mulher,para cada um líder chamado Deus tem um lugar de honra e exaltação. Os sem visões vivem olhando de baixo para cima,os ungidos,olham de cima pra baixo,Débora tinha a visão privilegiada de sua terra e de seu povo,seja um sentinela,fique por cabeça e não por cauda.


7-Ela esperava o povo de Israel Subir até ela. Paciência Jz 4;5

Os grandes líderes não criam seus problemas,não correm atrás de problemas,não está dispostor a transferir problemas,líder que se preza,fica no lugar que Deus o colocou,se houver problemas,deixa o povo trazer,deixe que cada um traga o seu.

8-Ela teve uma maternidade Espiritual. Reconhecimento

Débora é descrita na Bíblia como * Mãe De Israel* ,ela deu calor,amor,proteção,cuidado ao povo e obteve do povo a maior demostração de carinho possível; Quem cuida bem da Igreja é tido carinhosamente pelo povo de Deus como pais.




Juízes 4

Débora

1 Mas os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois da morte de Eúde.
2 E o Senhor os vendeu na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; o chefe do seu exército era Sísera, o qual habitava em Harosete dos Gentios.
3 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia cruelmente os filhos de Israel.
4 Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.
6 Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes-Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
7 e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim; juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão?
8 Disse-lhe Baraque: Se fores comigo, irei; porém se não fores, não irei.
9 Respondeu ela: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Levantou-se, pois, Débora, e foi com Baraque a Quedes.
10 Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiram dez mil homens após ele; também Débora subiu com ele.
11 Ora, Heber, um queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até o carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
12 Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13 Sísera, pois, ajuntou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos Gentios até o ribeiro de Quisom.
14 Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
15 E o Senhor desbaratou a Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército, ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera, descendo do seu carro, fugiu a pé.
16 Mas Baraque perseguiu os carros e o exército, até Harosete dos Gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não restou um só homem.
17 Entretanto Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Heber, o queneu, porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Heber, o queneu.
18 Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui; não temas. Ele entrou na sua tenda; e ela o cobriu com uma coberta.
19 Então ele lhe disse: Peço-te que me dês a beber um pouco d`água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
20 Disse-lhe ele mais: Põe-te à porta da tenda; e se alguém vier e te perguntar: Está aqui algum homem? responderás: Não.
21 Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.
22 E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem a quem procuras. Entrou ele na tenda; e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23 Assim Deus naquele dia humilhou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.
24 E a mão dos filhos de Israel prevalecia cada vez mais contra Jabim, rei de Canaã, até que o destruíram.



Juízes 5   

O cântico de Débora

1 Então cantaram Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele dia, dizendo:
2 Porquanto os chefes se puseram à frente em Israel, porquanto o povo se ofereceu voluntariamente, louvai ao Senhor.
3 Ouvi, ó reis; dai ouvidos, ó príncipes! eu cantarei ao Senhor, salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.
4 Ó Senhor, quando saíste de Seir, quando caminhaste desde o campo de Edom, a terra estremeceu, os céus gotejaram, sim, as nuvens gotejaram águas.
5 Os montes se abalaram diante do Senhor, e até Sinai, diante do Senhor Deus de Israel.
6 Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, cessaram as caravanas; e os que viajavam iam por atalhos desviados.
7 Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu Débora, me levantei, até que eu me levantei por mãe em Israel.
8 Escolheram deuses novos; logo a guerra estava às portas; via-se porventura escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
9 Meu coração inclina-se para os guias de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo. Bendizei ao Senhor.
10 Louvai-o vós, os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais sobre ricos tapetes; e vós, que andais pelo caminho.
11 Onde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falarão das justiças do Senhor, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do Senhor descia às portas.
12 Desperta, desperta, Débora; desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva em cativeiro os teus prisioneiros, tu, filho de Abinoão.
13 Então desceu o restante dos nobres e do povo; desceu o Senhor por mim contra os poderosos.
14 De Efraim desceram os que tinham a sua raiz em Amaleque, após ti, Benjamim, entre os teus povos; de Maquir desceram os guias, e de Zebulom os que levam o báculo do inspetor de tropas.
15 Também os príncipes de Issacar estavam com Débora; e como Issacar, assim também Baraque; ao vale precipitaram-se em suas pegadas. Junto aos ribeiros de Rúben grandes foram as resoluções do coração.
16 Por que ficastes entre os currais a escutar os balidos dos rebanhos? Junto aos ribeiros de Rúben grandes foram as resoluções do coração.
17 Gileade ficou da banda dalém do Jordão; e Dã, por que se deteve com seus navios? Aser se assentou na costa do mar e ficou junto aos seus portos.
18 Zebulom é um povo que se expôs à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.
19 Vieram reis e pelejaram; pelejaram os reis de Canaã, em Taanaque junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.
20 Desde os céus pelejaram as estrelas; desde as suas órbitas pelejaram contra Sísera.
21 O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Ó minha alma, calcaste aos pés a força.
22 Então os cascos dos cavalos feriram a terra na fuga precipitada dos seus valentes.
23 Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do Senhor, amaldiçoai acremente aos seus habitantes; porquanto não vieram em socorro do Senhor, em socorro do Senhor, entre os valentes.
24 Bendita entre todas as mulheres será Jael, mulher de Heber, o queneu; bendita será entre as mulheres nômades. 
 .coalhada..
25 Água pediu ele, leite lhe deu ela; em taça de príncipes lhe ofereceu coalhada.>
26 Â estaca estendeu a mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a direita, e matou a Sísera, rachando-lhe a cabeça; furou e traspassou-lhe as fontes.
27 Aos pés dela ele se encurvou, caiu, ficou estirado; aos pés dela se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali caiu morto.
28 A mãe de Sísera olhando pela janela, através da grade exclamava: Por que tarda em vir o seu carro? por que se demora o rumor das suas carruagens?
29 As mais sábias das suas damas responderam, e ela respondia a si mesma:
30 Não estão, porventura, achando e repartindo os despojos? uma ou duas donzelas a cada homem? para Sísera despojos de estofos tintos, despojos de estofos tintos bordados, bordados de várias cores, para o meu pescoço?
31 Assim ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Sejam, porém, os que te amam, como o sol quando se levanta na sua força.   [5:32] E a terra teve sossego por quarenta anos.
32 E a terra teve sossego por quarenta anos.
http://pastorisraelgoncalves.blogspot.com.br/
.Antes desses fatos, Davi havia escrito: “Recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” (Sl 56.8). A Escritura não fala de palavra nenhuma que Bate-Seba tenha dito em relação à tragédia que sofreu, mas, com certeza, suas lágrimas fluíram livremente para o odre de Deus.

http://www.chamada.com.br/mensagens/misericordia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário