terça-feira, 13 de novembro de 2012

A videira e os ramos


http://grupodeoracaoagape.files.wordpress.com/2012/05/videirajesus.jpghttp://grupodeoracaoagape.files.wordpress.com/2012/05/videirajesus.jpg

João 15

1 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 1 - Jesus disse: —Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.
2 - Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 2 - Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.
3 - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 3 - Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.
4 - Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 4 - Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
5 - Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 5 - —Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
6 - Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 6 - Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.
7 - Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 7 - Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.
8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 8 - E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
9 - Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. 9 - Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.
10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 10 - Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
11 - Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 11 - —Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 12 - O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.
13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 13 - Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.
14 - Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 14 - Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.
15 - Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. 15 - Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.
16 - Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 16 - Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.
17 - Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. 17 - O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.




http://grupodeoracaoagape.files.wordpress.com/2012/05/videirajesus.jpg
























Nenhum comentário:

Postar um comentário