quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A importância das portas




Estudos Bíblicos


A importância das portas

Pr. Edmundo Felix
A importância das portas
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Mt 16:18-19.
A IMPORTÂNCIA DAS PORTAS
Conhecemos muito bem, o que é uma porta; ela é utilizada para entrar e sair. Existem portas bem guardadas onde não entra e nem sai sem autorização. Também existem portas abertas à entrada e saída de qualquer coisa ou pessoa sem nenhuma autorização. Por elas entram o bem e o mal; a vida e a morte; trazem segurança ou não, tudo depende de sabermos a importância que elas têm e como utilizá-las e guardá-las. As portas físicas são sombras das portas espirituais. Elas são entradas espirituais conhecidas como “portais” de entrada e saída das conquistas do bem e do mal.
AS PORTAS SÃO LUGARES DE CONCENTRAÇÃO DE PODERES NUMA VERDADEIRA BATALHA ESPIRTUAL DE TOMADA DE POSSE
São fronteiras espirituais usadas legalmente tanto por Deus e os seus anjos, como por Satanás e os seus demônios. Porque legalmente? Porque até Deus não entra em uma porta se esta não abrir para Ele – “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. Ap 3:20.
A mesma porta que entra o anjo da vida entra o anjo da morte – “Porque o Senhor passará para ferir os egípcios, porém, quando vir o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas para vos ferir”. Ex 12:23. Isso depende de para quem as portas estão abertas. Se têm sangue do Cordeiro de Deus na entrada da porta ou não.
AS IMPORTANTES PORTAS
QUE DEVEM SER GUARDADAS.
A porta dos Céus – É estreita e exige de nossa parte renúncias e decisões diárias. “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz á perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem”. Mt 7:13-14. São chamadas de “portais eternos” e só o que tem Jesus Cristo em seu coração, através da obediência em recebê-lo com Senhor e Salvador, pode entrar por ela – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. Jo 10:9. Se já é um crente, deve entrar nessa porta com ações de graças e louvor – “Entrai pelas portas dele com louvor...”. Sl 100:4.
As portas da oração – é o lugar secreto, onde se ganha e conquista todas as batalhas diante de Deus. Um local onde somente Deus e o crente têm acesso, onde às vezes as palavras perdem os sentidos e a doce presença de Deus preenche tudo, responde todas as indagações, aquieta todas as inquietações. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. Mt 6:6.
As portas das oportunidades – são as portas que Deus abre para mudarmos de níveis, conquistarmos novos territórios, ministrarmos em novos lugares, a novas pessoas e de maneira diferente. Portas de trabalho, de negócios, de crescimento, de escapes, de livramentos. “Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários”. I Co 16:9. Estas portas de oportunidades quem abre é o Senhor, e devemos estar atentos para não perder as oportunidades providenciadas por Ele. “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e abrindo-se-me uma porta no Senhor”. II Co 2:12. Estas portas são direcionadas e abertas por Deus ao crente que guarda a Palavra e não nega o nome de Cristo. “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém pode fechar; tendo pouca força guardastes a minha palavra e não negaste o meu nome”. Ap 3:8.
As portas do coração – são as portas da alma, o centro das nossas decisões que devem ser guardadas. Aquele que se assenta no trono do coração governa todas as decisões de uma pessoa. Por isto que o inimigo vem ferir o coração, entristecer, adoecer, amargurar, envenenar, para que toda a vida fique comprometida e a morte domine tudo. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Pv 4:23
As portas da casa - O lugar de maior concentração de poder são as portas, principalmente as portas de lugares onde se formam o caráter e os valores espirituais, morais e emocionais da família, como o lar. Nestas portas existem uma concentração de poderes, Deus através dos seus anjos preservando os valores e o diabo com os seus anjos tentando entrar para trocar os valores - “... Ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um no seu posto diante de sua casa". Ne 7:3.

De acordo com Neemias, deveriam ser posto guardas não só às portas da cidade santa, como também às portas de cada casa. Em resumo, os chefes de cada família, ou seja, os pais, eram responsáveis por tudo que entrava na casa. A mensagem de Deus aqui está clara como dia - Pais e mães, cabe a vocês guardarem o lar contra qualquer inimigo demoníaco que tentar entrar. Isso quer dizer que você é responsável por qualquer livro, por qualquer CD, por qualquer amigo que seu filho põe dentro da sua porta. Você também é responsável por toda influência dentro do lar, seja TV, vídeos ou Internet. O Senhor diz que quando a sua família está debaixo da graça de Deus, manifestando a vida de Deus, está família não será confundida quando lutarem contra os inimigos nas suas portas. “Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos á porta”. Sl 127:5
As portas da igreja – também é um lugar de concentração de poderes, lugar de batalha, de guerra com o propósito de possuir as almas das pessoas. Estas portas devem ser guardadas pelo anjo da igreja, pela liderança com a alma sarada. “... Prefiro estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade”. Sl 84:10.
As portas da mente - Os patriarcas conheciam bem a importância das portas. Elas eram usadas com critério, pois as cidades antigas que eram todas muradas e o único lugar de fragilidade eram as portas feitas de madeiras. Justamente por sua fragilidade, enfrente estas portas havia uma grande concentração de poderes. Os guardas que mantinham as portas fechadas usando armas como fogo, óleo quente, flechas, pedras, pinche contra os inimigos. Enquanto os inimigos atacavam com armas de curta distância perdendo inúmeras vidas, ou armas de longa distância como as flechas incendiárias que queimavam as portas deixando-as livres para o saque. “Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. Ef 6:16. Somos como uma cidade murada, fortificada e protegida, mas como as cidades antigas, temos as portas das fragilidades pelas quais o inimigo lança os seus dardos inflamados que precisam ser guardadas pela arma da fé em Deus e em Sua Palavra.
As portas da luz ou das trevas – são as portas de entrada que formam nosso conceito sobre as coisas, que determinam as reações e ações diante das circunstâncias, que mudam radicalmente a nossa visão das coisas físicas e espirituais a ponto de nos levar à vida ou à morte espiritual. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas”. Mt 6:22-23. Jó entendeu este princípio e guardou a porta dos seus olhos fazendo uma aliança – “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem”. Jó 31:1.
CONCLUSÃO
Vimos a importância das portas e a necessidade de as guardarmos, não deixando o inimigo entrar, saquear e destruir os valores divinos. Vimos que as portas são lugares de concentração de poderes, lugares de batalhas espirituais que infelizmente muitos sucumbiram diante dos poderes malignos.
Lembre-se tudo que Deus faz é perfeito, se você guarda as portas da sua vida, aquelas que Deus lhe deu autoridade para guardar, com certeza as coisas que acontecerem a você por mais que não entenda, Deus transformará em benção de livramento na sua vida. Veja esta história:
Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia – “Meu Rei, não desanime, porque Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele nunca erra!”
Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este – “E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo”.
O servo respondeu – “Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra!”
O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que viviam na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso – “Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!” E o Rei foi libertado.
Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe – “Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto O defendeu?”
O servo sorriu e disse – “Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!”
Portanto, lembre-se sempre: TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA. FAÇA A SUA PARTE, GUARDANDO AS PORTAS QUE ELE LHE CONFERIU, E VIVA A SUA EXCELÊNCIA NA TERRA.
Pastor Edmundo Felix

http://www.igrejabatistadotirol.com.br/biblico/ler.asp?cod=9

A importância das portas











.A importância das portas






O vinho acabou


O vinho acabou

.............................
http://www.igrejabatistadotirol.com.br/biblico/ler.asp?cod=15

Estudos Bíblicos


O vinho acabou

Pr. Edmundo Felix
O vinho acabou
 A melhor maneira de agir diante das coisas importantes que se acabam é a sinceridade, é reconhecer que acabou, que precisa de um milagre, da ressurreição, do recomeço, é confessar e segredar ao único que pode fazer tudo novo onde o fim chegou.
Muitas vezes o orgulho nos impede de sermos sinceros e reconhecermos o fim das coisas boas da nossa vida. Preferimos fingir que estamos bem quando queremos gritar que estamos mal, deixar de sermos polidos, sermos e agirmos como pessoas normais e sinceras que perderam o tesouro, que chegaram ao fim, que conheceram os limites, que esgotaram a ultima gota, que caiu a última pétala, mas ainda resta o suspiro, o fôlego para ser usado com sinceridade.
É muito singela a história da transformação de 480 litros de água em vinho da melhor qualidade, acontecida durante os festejos de um casamento realizado em Caná da Galiléia, logo no início do ministério de Jesus. Sabedora do constrangimento pelo qual estava passando a família do noivo, a mãe de Jesus se aproximou dele e lhe disse: “O vinho acabou”. Depois, aproximando-se também dos desnorteados serventes lhes ordenou: “Façam o que Ele mandar”. A Jesus, Maria não deu ordem alguma. Apenas comunicou o fato: “Acabou o vinho”.
Aqui está um precioso modelo de oração. Embora Deus saiba de tudo que nos ocorre, é muito saudável mencionar nas orações as diferentes situações embaraçosas que nos acontecem, quase sempre de surpresa.
Em algumas situações, podemos procurar o Senhor e segredar Lhe humildemente: “Acabou o ânimo”, “Acabou o pão”, “Acabou a alegria”, “Acabou a paciência”, “Acabou a esperança”, “Acabaram os recursos”, “Acabou o amor”, “acabou a fé”, acabou a vergonha”, acabou a esperança” e assim por diante.
Essas são orações sem rodeio, que mencionam o âmago do problema. São corajosas, sinceras, humildes. Essas orações significam uma exposição da alma, da angústia que está, até então, presa lá dentro. É uma confissão: “Acabou o vinho”.
Uma vez introduzido na questão alheia, Jesus age, dá ordens, toma providências. No caso das bodas de Caná, Ele mandou fazer duas coisas: “Encham de água os seis potes de pedra” e “Tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa” (Jo 2.1-12). Embora fosse apenas um convidado, e não o noivo nem o pai do noivo, nem o mestre de cerimônias, nem um dos serventes, Jesus foi obedecido e a água se transformou em vinho, melhor que o anteriormente servido.
Se Jesus solucionou um problema de etiqueta social, não resolveria problemas mais sérios, envolvendo as necessidades físicas, emocionais e as morais? O que precisamos é da bem-aventurada ousadia para confessar sempre que necessário: “Acabou o vinho”!

!


















A Mulher Sábia Edifica a Sua Casa Provérbios 14:1


Estudos Bíblicos


A Mulher Sábia Edifica a Sua Casa

Seminário Teológico RHEMA
A Mulher Sábia Edifica a Sua Casa
Provérbios 14:1
Tema: A mulher precisa ter qualidades, das quais, depende a felicidade do lar.
 
Lar doce lar. Provavelmente você já ouviu esta frase antes. Ela se completa por si mesma, e é o alvo de muitas famílias, esconde dentro dela uma realidade conhecida por poucos, a qual pode ser definida pelas palavras de Salomão: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos (Provérbios 14:1). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. Não haverá um lar doce e feliz sem uma mulher sábia. Para confirmar o que estamos dizendo estudaremos a vida da mulher Sunamita (2º Reis 4:8-37).

A Mulher Sábia Edifica a Sua Casa

Provérbios 14:1
Tema: A mulher precisa ter qualidades, das quais, depende a felicidade do lar.
Lar doce lar. Provavelmente você já ouviu esta frase antes. Ela se completa por si mesma, e é o alvo de muitas famílias, esconde dentro dela uma realidade conhecida por poucos, a qual pode ser definida pelas palavras de Salomão: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos (Provérbios 14:1). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. Não haverá um lar doce e feliz sem uma mulher sábia. Para confirmar o que estamos dizendo estudaremos a vida da mulher Sunamita (2º Reis 4:8-37).
A mulher sábia há de ter os olhos voltados para a obra do Senhor; v. 9
A mulher sábia há de ter contentamento; v. 13. Em Provérbios 30:21,23 somos informados que a terra se alvoroça... “com uma mulher aborrecida (sem contentamento, descontente com o que recebe de Deus) quando se casa." Algumas mulheres não precisam de muita coisa para se aborrecer. Se uma agulha se perde o mundo o ouvirá. Pensemos no descontentamento de algumas mulheres e em como isso afeta seus filhos, e muito mais, seus maridos. Não poderá o marido viver alegre, afinal, quem deveria alegrar-lhe está sempre triste e reclamando. A Sunamita era jovem, provavelmente bonita, e, sendo casada com um homem bem mais velho, estava impossibilitada de ter filhos. Para uma mulher daquele tempo isso era uma sinal muito triste. Podia ela viver sempre aborrecida, mas não, ela estava satisfeita. Quando o profeta quis devolver a benfeitoria, ela prontamente recusou, alegando: Eu vivo feliz no meio do meu povo. Para ela o simples fato de viver entre as pessoas que a amava e a respeita já era motivo de ser feliz. Seria bom se todos tivessem consciência de quando estão realmente bem. O coração contente não precisa de muito para sentir-se feliz e em paz. Ao contrário isso é o espírito de descontentamento que paira sobre muitas mulheres. Tal foi o caso de Raquel, que numa condição igual a da Sunamita disse ao seu marido: Me dá filhos senão eu morro. Além de viver descontente culpa o marido pelo fato (Provérbios 30:15; 17:1).
A mulher sábia atrai as bênçãos do Senhor; v. 14-17
Sim, afinal, Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho (Hebreus 6:10). Os lares mais felizes e abençoados são aqueles onde a mulher edifica um espírito de contentamento e gratidão, pois, mesmo as bênçãos não pedidas e inesperadas chegam como recompensa do temor ao Senhor. Deus tem prazer em contemplar o desejo secreto. ...Porque, vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes (Mateus 6:8). Veja a Sunamita. Mesmo sem pedir, Deus lhe deu um filho. Uma mãe e esposa contente é uma mãe e esposa que espera em Deus, e é isso que ela deve transmitir aos filhos e marido.
A mulher sábia tem a confiança da sua família; v. 18-19
Como é bom ter alguém com quem podemos contar sempre. Veja o desespero desse velho homem quando seu filho ficou doente. Que poderia ele fazer com as dores do seu filho? Mas ele tem uma auxiliadora, e sabe que pode contar com ela. Sua ordem ao servo expressa isso: Leva-o a sua mãe. “E ele o tomou e o levou a sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos...”. O filho precisa de um colo e o marido de um ombro. Você é uma mulher assim? Seu marido pode contar com você nas horas mais difíceis? És tu um amortecedor dos impactos? Que seja! Faça tudo para ser.
Sua família precisa de você. O marido precisa de uma mulher em quem confiar, pois esse é o propósito de Deus para a esposa, ou seja, ser-lhe uma adjutora para que o coração do seu marido está nela confiado (Provérbios 31:11,12).
A mulher sábia não é alvoroçadora; v. 20-23
Este é o ponto X da questão para muitas mulheres.
“A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma." (Provérbios 9:13).
Certamente não era esse o caso da Sunamita. O filho que recebera veio a adoecer e a morrer em seu colo. Poderia sair correndo, injuriando, amaldiçoando, e acusando seu marido pela fatalidade. Muitas mulheres são alvoroçadoras, ou seja, irrequietas, assustadas e barulhentas. O comportamento de mulheres assim nos dias de angústia faz da casa um verdadeiro campo de guerra. Sua agitação e gritaria causa tamanha confusão no lar que todos tendem a escapar de sua revolta. Mas a mulher Sunamita é sábia, e seu comportamento no dia da adversidade mostra uma calma impressionante que é fruto da fé verdadeira. Nenhuma palavra louca saiu de seus lábios. Imediatamente ela pensou em Deus, e foi logo falar com aquele que o representava. Do marido pede apenas algumas providências materiais, e para não abalá-lo, diz-lhe: Não se preocupe. De fato, quando a mãe e esposa tem seu coração confiado em Deus o lar goza calma. Sim, tudo o que Deus faz é bom!
1. O alvoroço de Sara trouxe Ismael ao mundo.
2. O alvoroço de Rebeca quase causou um assassinato (Gênesis 27:13).
Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. (Provérbios 21:19).
A mulher sábia confia seus filhos e marido apenas a Deus; v. 25
Enquanto a maioria das pessoas de seu tempo consultaria os ídolos (I Re 1:2) a Sunamita vai diretamente a Deus. É fato que o desespero tem feito muitas mães e esposas levarem sua casa para a idolatria, para os charlatões da fé, e para o espiritismo. A Sunamita tem consciência de que somente Deus pode ajudá-la. Tinha tal confiança na bondade de Deus, que estava pronta para crer que Ele restauraria o que havia agora retirado. Finalmente o filho amado foi restaurado vivo à sua mãe. Colocar um filho nas mãos de Deus e tê-lo eternamente, não se esquecendo que também é seu dever fazer isto para seu marido. Que o esforço maior de uma mãe e esposa seja o de por seus filhos e marido nas mãos do Senhor.
A mulher sábia jamais ficará desamparada: 2º Reis 8:1-6

Créditos:
Pr. Gilberto Stefano (Pastor da Igreja Batista da Fé – Marília/SP).
 




















Baseado em 2 Timóteo


Os Perigos que Enfrentamos no Ministério

 (Baseado em 2 Timóteo)
O apóstolo Paulo escreve da prisão esta última carta ao seu discípulo Timóteo consciente que o tempo de sua partida esta próximo (cap. 4:6 e 7), e lhe adverte solenemente sobre os sérios perigos que deve evitar nos ministérios especialmente nos dias futuros.
1. Perigo - O profissionalismo (cap. 1:4 a oito).
Que é o profissionalismo? É quando ele se torna um ministro sem lágrimas, sem fé e sem fogo.
1) Ministro sem lágrimas (cap. 1:4)
”Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria”.
1- Na adoração, falta de quebrantamento.
2- Na dor pelos perdidos.
3- Na intercessão pela Igreja (gemidos inexprimíveis)
2) Fé fingida.
A fé é um dom de Deus – é fruto do espírito, é um mistério, quando pecamos e não confessamos o Espírito se apaga em nós e ficamos com má consciência. Então,
1- (Apaga-se a fé, ficamos com fé fingida (cap. 1:5) – perde-se a fé por não manter uma boa consciência.
2- Naufragamos na fé (I Tm 1:19).
3- Apostatamos (I Tm 4: 1 e 2) – consciência cauterizada
3) Perigo de se perder o fogo evangelístico (cap. 1:6 a oito).
Paulo recomenda a Timóteo “reavivar” (fogo). Falta de paixão pelos perdidos, falta de amor e valores corretos que são diferentes de covardia.
2. Perigo - Falta de lealdade (cap. 1:13 a 18).
1) Falta de fidelidade a Deus e de lealdade à palavra. (cap. 1: 13 a 14 e I Tm 1: 3 e 4; 4: 6 e 16; 6: 3 a 5; II Tm 2:2 a 4) – palavra: kerigma + didake
2) Falta de fidelidade e lealdade aos companheiros da obra (cap. 1:15 a 18) – alguns me abandonaram.
3) Falta de fidelidade a Deus e de lealdade à palavra. (cap. 1: 13 a 14 e I Tm 1: 3 e 4; 4: 6 e 16; 6: 3 a 5; II Tm 2:2 a 4) – palavra: kerigma + didake
4) Falta de fidelidade e lealdade aos companheiros da obra (cap. 1:15 a 18) – alguns me abandonaram.
3. Perigo - Comodidade (cap. 2:1 a três) – quase todos iniciamos bem, mas a busca por comodidade nos leva a terminar mal.
1) Diligência (v. um) – “esforça-te”
2) Eficiência (v. dois)
3) Sofrimento (v.três) – “soldado”
4) Concentração (v.quatro) – “não se envolve”
5) Disciplina (v. cinco) – “luta; atleta”.
6) Dedicação (v.seis) – “deve trabalhar - lavrador”
Paulo lutou até o fim – os perigos: comodidade, comer, passear, ter bastante dinheiro – burguesia.
4. Perigo - Falta de integridade (cap. 2:14 a 22)
1) Deus aprova sua conduta? (v. 15)
2) Tem coisas que você se envergonharia se seus irmãos soubessem?
3) Você se aparta da iniqüidade e vive uma vida santa ou pratica iniqüidade?
4) Tem caído em pecados sexuais? Tem mentido?
5) Você é correto no manejo do dinheiro?
6) Está em paz com seus irmãos? (v.22) - Ser usado por Deus não significa ser aprovado por ele (v. 20 e 21). Exemplos: Balaão, Saul, Jonas, Judas (Mt 7:21-23).
5. Perigo - Aparência de piedade (Cap 3:1-9)
Isso descreve a pessoas de aparência religiosa (v.5), cujas vidas são uma contradição com aquilo que professam, pois são - Egoístas, ciumentos, individualistas. - Avarentos (amam ao dinheiro, comodistas) - Jactanciosos, soberbos, arrogantes. - Blasfemos usam palavrões, vulgares. - Desobedientes, a Deus, às autoridades, aos mais velhos. – Ingratos - Sem afeto - Implacáveis (duros, ditadores) - Caluniadores (mentirosos) - Sem temperança (cruéis) - Traidores, inimigos do bem. – Impetuosos – Vaidosos - Hedonistas, amigos dos prazeres. – Lascivos – Irreverentes.
A SEGURANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS (3:10 – 4:8)
1. Seguir o exemplo de homens aprovados (exemplos que se seguem hoje: pastores de mega-igrejas).
2. Seguir sua doutrina, imitar sua conduta, propósito, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguição, sofrimento.
3. Persistir em tudo o que aprendeu das sagradas escrituras, levando em conta que o objetivo delas é nos aperfeiçoar e nos capacitar para a obra (3:4-17).
4. Pregar a Palavra em todo o tempo, instar, repreender, exortar com toda a paciência e doutrina (4:1-4).
5. Fazer a obra da evangelização (4:5) Não se desviar da grande comissão




















O livro de 1 Timóteo – Capítulo 1


1 Timóteo – Capítulo 1

1 Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por ordem de Deus, o nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,
2 escrevo a você, Timóteo, meu verdadeiro filho na fé. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!
3 Peço que você continue na cidade de Éfeso, como já pedi quando estava indo para a província da Macedônia. Existem aí nessa cidade alguns que estão ensinando doutrinas falsas, e você precisa fazer com que eles parem com isso.
4 Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões. Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé.
5 Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira.
6 Alguns abandonaram essas coisas e se perderam em discussões inúteis.
7 Eles querem ser mestres da Lei de Deus, mas não entendem nem o que eles mesmos dizem, nem aquilo que falam com tanta certeza.
8 Sabemos que a lei de Deus é boa, se for usada como se deve.
9 Devemos lembrar, é claro, que as leis são feitas não para as pessoas corretas, mas para os marginais e os criminosos, os ateus e os que praticam o mal e para os que não respeitam a Deus nem a religião. São feitas também para os que matam os seus pais e para outros assassinos.
10 E para os imorais, os homossexuais, os seqüestradores, os mentirosos, os que dão falso testemunho e para os que fazem qualquer outra coisa que é contra o verdadeiro ensinamento.
11 Esse ensinamento se encontra no evangelho que Deus me encarregou de anunciar, isto é, na boa notícia que vem do Deus bendito e glorioso.
12 Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo.
13 Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo.
14 E o nosso Senhor derramou a sua imensa graça sobre mim e me deu a fé e o amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus.
15 O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
16 Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna.
17 Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus – a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!
18 Timóteo, meu filho, eu entrego essa ordem a você. Ela está de acordo com as palavras da profecia, ditas há muito tempo a respeito de você. Que essas palavras sejam as suas armas para que você possa combater bem!
19 Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé.
20 Entre elas estão Himeneu e Alexandre, que eu já entreguei a Satanás para que aprendessem a não blasfemar mais.

1 Timóteo – Capítulo 2

1 Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas.
2 Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros.
3 Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso.
4 Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.
5 Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos – o ser humano Cristo Jesus,
6 que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.
7 E eu fui escolhido como apóstolo e mestre dos não-judeus para anunciar a mensagem da fé e da verdade. Eu não estou mentindo; estou dizendo a verdade.
8 Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas.
9 Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras!
10 Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!
11 As mulheres devem aprender em silêncio e com toda a humildade.
12 Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens; elas devem ficar em silêncio.
13 Pois Adão foi criado primeiro, e depois Eva.
14 E não foi Adão quem foi enganado; a mulher é que foi enganada e desobedeceu à lei de Deus.
15 Mas a mulher será salva tendo filhos se ela, com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus.
1 Timóteo – Capítulo 3

1 Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente.
2 O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar.
3 Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro.
4 Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito.
5 Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?
6 O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi.
7 É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.
8 Do mesmo modo, os diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos.
9 Eles devem se apegar à verdade revelada da fé e ter sempre a consciência limpa.
10 Primeiro devem ser provados e depois, se forem aprovados, que sirvam a Igreja.
11 A esposa do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tudo.
12 O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família.
13 Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.
14 Escrevo essas coisas a você, esperando ir vê-lo logo.
15 Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade.
16 Sem nenhuma dúvida, é grandiosa a verdade revelada da nossa religião. Essa verdade é a seguinte: “Ele se tornou um ser humano, foi aprovado pelo Espírito de Deus, foi visto pelos anjos, foi anunciado entre as nações, foi aceito com fé por muitos no mundo inteiro e foi levado para a glória.”

1 Timóteo – Capítulo 4

1 O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.
2 Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa.
3 Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que crêem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento.
4 Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento
5 porque a palavra de Deus e a oração tornam todos os alimentos aceitáveis a ele!
6 Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será um bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido.
7 Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais.
8 Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.
9 Esse ensinamento é verdadeiro e deve ser crido e aceito de todo o coração.
10 É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que crêem.
11 Recomende e ensine estas coisas.
12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.
13 Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão.
14 Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
15 Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
16 Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.

1 Timóteo – Capítulo 5
1 Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos,
2 as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda a pureza.
3 Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las.
4 Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso.
5 A verdadeira viúva, aquela que não tem ninguém para cuidar dela, põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo a ajuda dele.
6 Porém a viúva que se entrega ao prazer está morta em vida.
7 Timóteo, mande que as viúvas façam o que eu aconselho para que ninguém possa culpá-las de nada.
8 Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não crêem.
9 Coloque na lista das viúvas somente a que tiver mais de sessenta anos e que tiver casado uma vez só.
10 Ela deve ser conhecida como uma mulher que sempre praticou boas ações, criou bem os filhos, hospedou pessoas na sua casa, prestou serviços humildes aos que pertencem ao povo de Deus, ajudou os necessitados, enfim, fez todo tipo de coisas boas.
11 Mas não ponha na lista as viúvas mais jovens; porque, quando os seus desejos fazem com que queiram casar de novo, elas abandonam a Cristo.
12 E assim elas se tornam culpadas de quebrar a primeira promessa que fizeram a ele.
13 Além disso, elas se acostumam a não fazer nada e a andar de casa em casa; e, pior ainda, aprendem a ser mexeriqueiras, metendo-se em tudo e falando coisas que não devem.
14 Por isso, eu quero que as viúvas mais novas casem, tenham filhos e cuidem da sua casa, para que os nossos inimigos não tenham motivos para falar mal de nós.
15 Pois algumas viúvas já se desviaram e seguiram Satanás.
16 Se alguma mulher cristã tem viúvas na sua família, ela deve ajudá-las. Que ela não ponha essa carga sobre a igreja, para que a igreja possa cuidar das viúvas que não tenham ninguém que as ajude!
17 Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão.
18 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo.” E dizem ainda: “O trabalhador merece o seu salário.”
19 Não aceite nenhuma acusação contra qualquer presbítero, a não ser que ela seja feita por duas testemunhas, pelo menos.
20 Repreenda publicamente os presbíteros que cometem pecados, para que os outros fiquem com medo.
21 Na presença de Deus, de Cristo Jesus e dos santos anjos, eu peço e insisto no seguinte: em tudo o que você fizer, obedeça a estas instruções, sem preconceito contra ninguém e sem favorecer nenhuma pessoa.
22 Não tenha pressa de colocar as mãos sobre alguém para dedicá-lo ao serviço do Senhor. Não tome parte nos pecados dos outros. Conserve-se puro.
23 Já que muitas vezes você tem ficado doente do estômago, não beba somente água, mas beba também um pouco de vinho.
24 Os pecados de algumas pessoas podem ser vistos claramente, antes mesmo de elas serem julgadas. Mas os pecados de outras pessoas só são vistos depois.
25 Assim também as boas ações são vistas claramente e mesmo aquelas que são difíceis de ver não poderão ficar escondidas para sempre.

1 Timóteo – Capítulo 6

1 Aqueles que são escravos devem tratar o seu dono com todo o respeito, para que ninguém fale mal do nome de Deus e dos nossos ensinamentos.
2 E os escravos que têm dono cristão não devem perder o respeito por ele por ser seu irmão na fé. Pelo contrário, devem trabalhar para ele melhor ainda, pois o dono, que recebe os seus serviços, é cristão e irmão amado. Ensine e recomende estas coisas:
3 Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião,
4 essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas
5 e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer.
6 É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem.
7 O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!
8 Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso.
9 Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição.
10 Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.
11 Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.
12 Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna. Pois foi para essa vida que Deus o chamou quando você deu o seu belo testemunho de fé na presença de muitas testemunhas.
13 Agora, diante de Deus, que dá vida a todas as criaturas, e diante de Cristo Jesus, que deu o seu belo testemunho de fé em frente de Pôncio Pilatos, eu ordeno a você o seguinte:
14 Cumpra a sua missão com fidelidade, para que ninguém possa culpá-lo de nada, e continue assim até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer.
15 Quando chegar o tempo certo, Deus fará com que isso aconteça, o mesmo Deus que é o bendito e único Rei, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores,
16 o único que é imortal. Ele vive na luz, e ninguém pode chegar perto dela. Ninguém nunca o viu, nem poderá ver. A ele pertence a honra e o poder eterno! Amém!
17 Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer!
18 Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm.
19 Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida.
20 Timóteo, guarde bem aquilo que foi entregue aos seus cuidados. Evite os falatórios que ofendem a Deus e as discussões tolas a respeito daquilo que alguns, de modo errado, chamam de “conhecimento”.
21 Algumas pessoas, afirmando que tinham esse “conhecimento”, se desviaram do caminho da fé. Que a graça de Deus esteja com vocês!


O livro de 2 Timóteo – Capítulo 1



2 Timóteo – Capítulo 1

1 Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, que fui mandado para anunciar a promessa da vida que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus,
2 escrevo a você, Timóteo, meu querido filho na fé. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!
3 Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram.
4 Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria.
5 Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.
6 Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você.
7 Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.
8 Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho.
9 Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo.
10 Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre.
11 Deus me escolheu como apóstolo e mestre para anunciar o evangelho.
12 É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou.
13 Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus.
14 Por meio do poder do Espírito Santo, que vive em nós, guarde esse precioso tesouro que foi entregue a você.
15 Você já sabe que todos os irmãos da província da Ásia, inclusive Fígelo e Hermógenes, me abandonaram.
16 Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou e não teve vergonha de mim por eu estar na cadeia!
17 Pelo contrário, logo que chegou a Roma, ele me procurou até me encontrar.
18 Que o Senhor dê a ele a certeza de que naquele dia ele receberá a sua misericórdia! E você sabe melhor do que eu o quanto ele me ajudou em Éfeso.
2 Timóteo – Capítulo 2

1 E você, meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus.
2 Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.
3 Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento.
4 Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil.
5 O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição.
6 E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber a sua parte na colheita.
7 Pense no que estou dizendo, pois o Senhor fará com que você compreenda todas as coisas.
8 Lembre de Jesus Cristo, que foi ressuscitado e que era descendente de Davi, de acordo com o evangelho que eu anuncio.
9 E é por causa disso que eu sofro e até estou acorrentado como se fosse um criminoso. Mas a mensagem de Deus não está presa,
10 e por isso eu suporto tudo com paciência por amor ao povo escolhido de Deus. Faço isso para que eles possam ganhar a salvação que está em Cristo Jesus e que traz a glória eterna.
11 Este ensinamento é verdadeiro: “Se já morremos com Cristo, também viveremos com ele.
12 Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo. Se nós o negarmos, ele também nos negará.
13 Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.”
14 Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes.
15 Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.
16 Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.
17 As coisas que os falsos mestres ensinam se espalham como a gangrena. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto,
18 os quais abandonaram o caminho da verdade. Eles afirmam que a nossa ressurreição já aconteceu e assim estão atrapalhando a fé cristã de alguns.
19 Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.”
20 Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para ocasiões especiais, e outras, para todos os dias.
21 Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom.
22 E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor.
23 Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas.
24 O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente,
25 que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.
26 E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.

 2 Timóteo – Capítulo 3
1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.
2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.
3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem.
4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;
5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!
6 Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos.
7 São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade.
8 Assim como Janes e Jambres foram contra Moisés, assim também esses homens são contra a verdade. Eles perderam o juízo e fracassaram na fé.
9 Mas não irão longe, pois todos verão como eles são tolos. Foi isso que aconteceu com Janes e Jambres.
10 Mas você tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,
11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu nas cidades de Antioquia, de Icônio e de Listra. Que terríveis perseguições eu sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas.
12 Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos.
13 Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas.
14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.
15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

2 Timóteo – Capítulo 4

1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino,
2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.
3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.
5 Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.
6 Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida.
7 Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.
8 E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.
9 Venha me ver logo que puder.
10 Pois Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica. Crescente foi para a província da Galácia, e Tito, para a região da Dalmácia.
11 Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho.
12 Eu mandei Tíquico para a cidade de Éfeso.
13 Quando você vier, traga a minha capa que deixei na cidade de Trôade, na casa de Carpo. Traga os livros também, principalmente os de couro.
14 Alexandre, o ferreiro, me prejudicou muito; o Senhor lhe dará a sua recompensa de acordo com o que ele fez.
15 Tome cuidado com ele, pois combateu com muita violência a nossa mensagem.
16 Na primeira vez em que fiz a minha defesa diante das autoridades, ninguém ficou comigo; todos me abandonaram. Espero que Deus não ponha isso na conta deles!
17 Mas o Senhor ficou comigo, me deu força para que eu pudesse anunciar a mensagem completa a todos os não-judeus e me livrou de ser condenado à morte.
18 O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu Reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!
19 Saudações a Priscila e ao seu marido Áquila e também à família de Onesíforo.
20 Erasto ficou na cidade de Corinto, e eu deixei Trófimo na cidade de Mileto porque ele estava doente.
21 Faça o possível para vir antes do inverno. Os irmãos Êubulo, Pudente, Lino, e a irmã Cláudia e todos os outros irmãos mandam saudações.
22 Timóteo, que o Senhor esteja com o seu espírito! Que a graça de Deus esteja com vocês!












segunda-feira, 22 de outubro de 2012

The Parable Of The Mustard Seed - Who Are The Birds Of The Air?



The Parable Of The Mustard Seed - Who Are The Birds Of The Air?

 




In Matthew 13 we see Jesus move away from teaching the people directly, instead switching to the style we call parables. The term literally means to place two things side by side. It was a popular form of teaching among Jews and Arabs of the time, and when done well, was considered an excellent way to help cement an idea in the mind of the listener.

Jesus had a second reason in mind, one filled with both heaviness and mercy. In Matt. 13:13 Jesus said; "Therefore I speak unto them in parables: because they seeing see not, and hearing they hear not, neither do they understand." That which a man hears and understands he is then responsible to obey. If he chooses to not hear or disobey, that man faces a greater judgment than the man that has not heard at all. Jesus knew the hardness of the peoples hearts, and chose to speak in parables. This was merciful, because those who don't have an open, truth-seeking heart, will never catch the truths of the parables. I'll expand more on judgment in a coming article, but let's focus on the mustard seed for a moment.

In Matt. 13:31-32, Jesus puts forth this parable to the people. "The Kingdom of Heaven is like to a grain of mustard seed, which a man took, and sowed in his field: which indeed is the least of all seeds: but when it is grown, it is the greatest among herbs, and becomes a tree, so that the birds of the air come and lodge in the branches thereof."



One point to make is that the small size of the mustard seed can result in something the size of a tree. In Luke 17:6 Jesus says "If ye had faith as a grain of mustard seed, ye might say unto this sycamine tree, be thou plucked up by the root, and be thou planted in the sea; and it should obey you." So Jesus was pointing out that the spiritual seed of faith, though incredibly small, can result in a magnificent tree.

This tree then becomes a place where some can come and lodge and find food. The common view over the centuries for this parable was that the birds of the air are the members of the church. Yet if we look at the first parable in this chapter, (vs.3-8), we read the parable of the sower. In this parable, we encounter the same birds of the air (vs.4) and the explanation for the birds (vs. 19) which states that the birds of the air are the "wicked" or "wicked ones".

We can reason from this that Jesus was warning that the Church, built on faith, would eventually become of such size and structure that "the wicked ones" would come and take root in it. Sounds far-fetched? Look at the parable that follows the mustard seed.



"The Kingdom of Heaven is like unto leaven, which a woman took, and hid in three measures of meal, till the whole was leavened." (Matt. 13:33) Leaven in the scriptures is always a symbol of sin. Unleavened bread represents holiness and purity, leavened bread represents unholiness and sin. So was Jesus saying the Kingdom of Heaven is like sin?

I don't think that was His intention. He was talking about the Kingdom of Heaven on earth, a Kingdom that would have perfection (Jesus Christ) as the ideal, but real, flawed human beings as the Body of Christ. Christians struggle because even though the spirit is redeemed, the physical body is not. We will always struggle against the flesh as long as we live. As Paul so eloquently wrote, "For we know that the law is spiritual: but I am carnal, sold under sin. For that which I do, I allow not: for what I would, that do I not; but what I hate, that do I." (Rom. 7:14-15) If you read the rest of Romans 7, you will find the encouragement of Paul, telling us that all will struggle with sin in the flesh. As long as I "delight in the law of God in the inner man" (Rom. 7:22), I am on the right track. Grace is a wonderful thing.


We are all part of the Body of Christ

So what should we think about these birds of the air (wicked ones) in the church? First, don't assume that everyone you meet in your church is a Christian. Many are not. Possibly most of them are not. Secondly, we must acknowledge that we as Christians face real spiritual warfare every single day. The only days off are the days when we aren't pressing ahead for the cause of Christ. Third, don't expect the churches to welcome with open arms everything the Lord has commanded. Men are easily swayed by a little power, and it should not surprise us when individuals wanting to help the church are rejected by those in power. Remember, the birds of the air are in the branches. We face resistance to God's will, not just in our own body, but within the structure of each individual church itself.

Jesus was warning in the parables that the work of the Kingdom of Heaven on earth would be one that has a holy Savior, a holy scripture, but a less than holy body of believers. Our necessity in understanding this is to plead for God's help and intervention at all time. There is a story about an unrighteous judge and an old woman pleading for help (Luke 18:1-8), but we will leave that one for another day.

               Fonte                          http://endoftheage.blogspot.com.br/2012/09/the-parable-of-mustard-seed-who-are.html











domingo, 21 de outubro de 2012

O livro de Tito

Tito – Capítulo 1

1 Eu, Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta. Eu fui escolhido e mandado para ajudar a tornar mais forte a fé que o povo de Deus tem e para fazer com que eles conheçam a verdade ensinada pela nossa religião,
2 que se baseia na esperança de recebermos a vida eterna. Deus, que não mente, nos prometeu essa vida, antes da criação do mundo,
3 e no tempo certo ele a revelou na sua mensagem. Essa mensagem foi entregue a mim, e eu a anuncio por ordem de Deus, o nosso Salvador.
4 Escrevo a você, Tito, meu verdadeiro filho na fé, esta fé que é sua e minha. Que a graça e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Salvador, estejam com você!
5 Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas. Lembre das minhas ordens:
6 O presbítero deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada; deve ter somente uma esposa; os seus filhos devem ser cristãos e não ter fama de maus ou desobedientes.
7 Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, como bispo, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso.
8 Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e deve amar o bem. Deve ser prudente, justo, dedicado a Deus e disciplinado.
9 Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento.
10 Pois existem muitos, principalmente os que vieram do Judaísmo, que são revoltados e enganam os outros com as suas tolices.
11 É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro.
12 Foi justamente um deles, um profeta da ilha de Creta, quem disse: “Os cretenses só dizem mentiras. São como animais selvagens, são uns preguiçosos que só pensam em comida.”
13 E ele tinha razão quando disse isso. Portanto, você tem de repreender duramente esses falsos mestres para que sejam sadios na fé
14 e parem de dar atenção a histórias inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vêm de pessoas que rejeitam a verdade.
15 Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas.
16 Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa.
 Tito – Capítulo 2

1 Mas você, Tito, ensine o que está de acordo com a doutrina verdadeira.
2 Ensine os mais velhos a serem moderados, sérios, prudentes e firmes na fé, no amor e na perseverança.
3 Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom,
4 para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos
5 e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus!
6 Aconselhe também os homens mais jovens a serem prudentes.
7 Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando.
8 Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito.
9 Que os escravos obedeçam aos seus donos e os agradem em tudo! Que não sejam respondões,
10 nem roubem os seus donos! Pelo contrário, que eles mostrem que são sempre bons e fiéis em tudo o que fazem. Desse modo, por causa das coisas que eles fizerem, todos falarão bem da doutrina a respeito de Deus, o nosso Salvador.
11 Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos.
12 Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus,
13 enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
14 Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.
15 Ensine essas coisas e use toda a sua autoridade para animar e também para repreender os seus ouvintes. E que ninguém despreze você!
 Tito – Capítulo 3

1 Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom.
2 Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação.
3 Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles.
4 Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos,
5 ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.
6 Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador.
7 E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos.
8 Esse ensinamento é verdadeiro. Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que crêem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos.
9 Mas evite as discussões tolas, as longas listas de nomes de antepassados, as brigas e os debates a respeito da lei dos judeus. Essas coisas são inúteis e sem valor.
10 Se uma pessoa causar divisões entre os irmãos na fé, aconselhe essa pessoa uma ou duas vezes; mas depois disso não tenha nada mais a ver com ela.
11 Pois você sabe que uma pessoa como esta abandonou completamente o evangelho, e os seus pecados provam que ela está errada.
12 Quando eu lhe mandar o irmão Ártemas ou o irmão Tíquico, faça o possível para ir se encontrar comigo na cidade de Nicópolis, pois resolvi passar o inverno lá.
13 Ajude o advogado Zenas e também Apolo em tudo o que você puder a fim de que eles tenham o que precisarem para a viagem.
14 Que a nossa gente aprenda a usar o seu tempo fazendo o bem e ajudando os outros em caso de necessidade, para que assim a vida da nossa gente seja útil!
15 Todos os que estão comigo mandam saudações a você. Dê saudações aos nossos amigos na fé. Que a graça de Deus esteja com todos vocês!
  Monte das Oliveiras
 O Monte das Oliveiras está no leste da Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel

 busca por: Monte das Oliveiras

Deuteronômio – Capítulo 32

13 O SENHOR deixou que o seu povo dominasse as montanhas, e eles se alimentaram das plantações dos campos. Deu-lhes mel de abelhas nos rochedos e fez com que as oliveiras

Deuteronômio – Capítulo 33

24 A respeito da tribo de Aser ele disse: "De todas as tribos Aser é a mais abençoada. Que o povo de Aser seja muito querido pelas outras tribos, e que nas suas terras haja muitas oliveiras

Josué – Capítulo 24

13 Eu dei a vocês uma terra em que vocês nunca haviam trabalhado e cidades que não haviam construído. E vocês estão vivendo nessas cidades e comendo uvas e azeitonas de parreiras e oliveiras

Juízes – Capítulo 15

5 Pôs fogo nas tochas e soltou as raposas nas plantações de trigo dos filisteus. E o fogo queimou não só o trigo que já havia sido colhido, mas também o que ainda estava nas plantações. Também os bosques de oliveiras

2 Samuel – Capítulo 15

30 Davi subiu o monte das Oliveiras

2 Samuel – Capítulo 16

1 Davi passou para o outro lado do monte das Oliveiras

2 Reis – Capítulo 23

13 Josias profanou também os altares que o rei Salomão havia construído a leste de Jerusalém, ao sul do monte das Oliveiras

Neemias – Capítulo 9

25 O teu povo conquistou cidades cercadas de muralhas e tomou terras boas, casas cheias de riquezas, cisternas já escavadas, oliveiras

Isaías – Capítulo 24

13 Assim como poucas azeitonas ficam nas oliveiras

Isaías – Capítulo 41

19 Plantarei árvores no deserto: cedros, acácias, murtas e oliveiras

Amós – Capítulo 4

9 - Eu os castiguei com ventos muito quentes e com pragas nas plantas; os gafanhotos acabaram com as hortas, com as parreiras, com as figueiras e com as oliveiras

Zacarías – Capítulo 14

4 Naquele dia, ele ficará de pé no monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém. Então um grande vale, que correrá do leste para o oeste, dividirá o monte das Oliveiras

Mateus – Capítulo 21

1 Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, pararam no povoado de Betfagé, que fica perto do monte das Oliveiras

Mateus – Capítulo 24

3 Jesus estava sentado no monte das Oliveiras

Mateus – Capítulo 26

30 Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras

Marcos – Capítulo 11

1 Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o monte das Oliveiras

Marcos – Capítulo 13

3 Jesus estava sentado no monte das Oliveiras

Marcos – Capítulo 14

26 Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras

Lucas – Capítulo 19

37 Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras

Lucas – Capítulo 21

37 Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Mas à noite ia para o monte das Oliveiras

Lucas – Capítulo 22

39 Jesus saiu e foi, como de costume, ao monte das Oliveiras

João – Capítulo 8

1 [Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras

Atos – Capítulo 1

12 Então os apóstolos desceram o monte das Oliveiras